sexta-feira, 30 de abril de 2010

Campos Elíseos (como mencionado na canção "Dream a Dream")


Na mitologia grega, os Campos Elísios (em grego, Ἠλύσιον πέδιον, transl. Êlýsion pédion) é o paraíso, um lugar do mundo dos mortos governado por Hades, oposto ao Tártaro (lugar de eterno tormento e sofrimento). Nos Campos Elísios os homens virtuosos repousavam dignamente após a morte, rodeados por paisagens verdes e floridas, dançando e se divertindo noite e dia, descrição semelhante ao céu dos cristãos e muçulmanos. Neste lugar só entram as almas dos heróis, santos, sacerdotes, poetas e deuses. As pessoas que residiam nos Campos Elísios tinham a oportunidade de regressar ao mundo dos vivos, coisa que só alguns conseguiam.

Em algumas versões é cercado por um muro gigantesco parecido com o muro das lamentações para separá-lo do Tártaro. Certas versões obsoletas colocam o juiz Radamanto como cuidando dos campos elísios, e um de seus servos, seria Cronos, anteriormente o líder dos titãs, um deus maligno e cruel, mesmo assim Cronos nunca incomodou ninguém no paraíso.

Lá também havia um vale por onde corria o rio Lete, o rio do esquecimento, segunda algumas versões seus habitantes ficavam aqui 1000 anos até apagar-se tudo de terreno neles, depois disto esqueciam toda a sua vida (provavelmente bebendo do rio Lete) e reencarnavam ou realizavam metempsicose - reencarnar em animais.


Elísio é um nome obscuro e misterioso que pode ter evoluído de uma descrição de um lugar ou pessoa atingido por um raio, ἐνηλύσιον (enêlýsion).

Alguns estudiosos[necessita de fontes] também sugeriram que o elysion grego pode ao invés disso ter vindo do termo egípcio ialu (anteriormente iaru), que significava "juncos", numa referência específica aos "campos de junco" (em egípcio sekhet iaru / ialu), uma terra paradisíaca de fartura onde os mortos esperavam passar a eternidade.

Já estudiosos[necessita de fontes] da Bíblia também especularam que Elysion possa ter vindo de Eliseu, que foi, de acordo com o Gênesis, um dos filhos de Javã (Íon, mítico fundador dos jônicos) e um dos ancestrais dos gregos. Eliseu poderia ter sido venerado como um deus por seus primeiros descendentes. (fonte: Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário